NOTA DE IMPRENSA

Tiago Mateus conquista primeiro prémio nos Natural Landscape Photography Awards

O fotógrafo português venceu a categoria de “Projeto do Ano” da edição de 2023 dos NLPA com um conjunto de imagens feitas em Portugal sobre o pinheiro “Pinus Pinea”. O júri avaliou mais de dez mil fotografias a concurso da autoria de fotógrafos de todo o mundo no conjunto de todas as categorias.

Tiago Mateus foi o grande vencedor da categoria “Projeto do Ano” na edição de 2023 do Natural Landscape Photography Awards (NLPA), uma das mais prestigiadas competições internacionais de fotografia de Natureza e que este ano recebeu mais de dez mil trabalhos a concurso. A categoria, que distingue a consistência e a narrativa de um portfólio de fotografias centradas num tema, atribuiu o primeiro lugar, num prémio no montante de 2000 dólares, ao trabalho Pinus Pinea do fotógrafo português, um projeto que tem por missão retratar a sobrevivência e resiliência da espécie de pinheiro “Pinus Pinea” em Portugal na sua relação com os elementos envolventes. O trabalho, integralmente em fotografia a preto e branco, incidiu sobre um conjunto de 10 imagens feitas por Tiago Mateus ao longo dos últimos dois anos nas regiões de Setúbal e Serra do Montejunto, em Portugal.

De acordo com Tiago Mateus, “O projeto Pinus Pinea tem como propósito deixar bem patente em termos visuais o lado selvagem inerente a esta espécie de pinheiro, que cresce e se adapta às mais variadas adversidades naturais, num claro exemplo de força da Natureza”. Segundo ainda o fotógrafo, este é um trabalho que vai para além de uma simples forma de retratar estas árvores, que têm 9% da sua presença mundial em território português, conferindo às imagens, tanto pelo preto e branco como pelo jogo de composição e de linhas, o sentimento de brutalidade, grandiosidade e crueza destes pinheiros.

“Angelical”, 2022, uma das fotos galardoadas..

Esta tem sido, aliás, uma das principais assinaturas visuais de Tiago Mateus – cujo trabalho pode ser visto em tiagomateusphotography.com – que tem centrado a sua mais recente abordagem artística na fotografia ao preto e branco de forte contraste de vários ambientes naturais, do mar à montanha, naquilo que o próprio apelida de “Viagem Monocromática”. O fotógrafo, que vive em Portugal, na região de Setúbal, tem sido premiado em algumas das mais aclamadas competições de fotografia e é ainda um dos redatores permanentes do corpo editorial da Revista Perspetiva, uma publicação portuguesa digital inteiramente dedicada à fotografia de Arte e de Natureza.

Na edição deste ano dos NLPA, o júri foi constituído por cinco reconhecidos fotógrafos de natureza internacionais: Theo Bosboom, sos Países Baixos, Charlotte Gibb e Michael Shainblum, dos EUA, a fotógrafa canadiana Viktoria Haack e Andy Mumford, de Portugal.

Sobre o Natural Landscape Photography Awards

A competição NLPA foi criada em 2021 por quatro fotógrafos de paisagem – Tim Parkin, Matt Payne, Rajesh Jyothiswaran e Alex Nail – para criar uma plataforma para fotógrafos que retratam a paisagem de uma forma natural. De acordo com os seus mentores, trata-se de um concurso diferenciador, que tem como objetivo representar os fotógrafos de paisagem que reconhecem o poder que advém da representação verdadeira do mundo natural, quer fotografem digitalmente ou em filme, privilegiando a abordagem da ideia de que a qualidade única que a fotografia tem em relação a outros meios artísticos é o seu fundamento na realidade. Os NPLA reconhecem anualmente fotografias em diversas categorias como Projeto do Ano, Grandes Cenários, Paisagem Íntima, Abstratos e Detalhes, Montanha, Mundos Aquáticos, Preto e Branco, Paisagem Noturna, Ambiente e Fotografia Aérea, entre outros galardões.


Para mais informações:

Natural Landscape Photography Awards:

https://naturallandscapeawards.com

Tiago Mateus:

https://www.tiagomateusphotography.com

Nota de imprensa por Ricardo Salvo

ricardosalvo.com